As melhores dicas para fotografar o aniversário de seu filho

November 19, 2019

Fotografar aniversário de criança é sempre um desafio. Nunca sabemos qual vai ser o nível de colaboração que o aniversariante vai oferecer aos fotógrafos. Alguma crianças são uns doces, fazem pose, sorriem e tem a paciência sem limites para aquelas fotos com os convidados. Já outros não querem parar por nada suas brincadeiras e deixam isso muito claro quando vão fazer as fotos.

 

Dito isso, a primeira grande dica é: Saiba reconhecer o humor de seu filho.

 

Brigar na hora do aniversário pode não ajudar muito, ainda mais se a criança tiver um gênio forte. Negocie as fotos com ele. Explique que é só pouco tempo e cumpra o combinado. Eles não gostam de ser enganados, né? 

Para crianças que estão completando o primeiro aninho, temos um artigo no blog dando ideias de como prepara-los para a festinha. Para os maiores o diálogo desde dias antes da data é importante. A negociação já começa no planejamento da festinha.  Diga a seu filho que ele vai ter uma festa legal, que ele vai poder se divertir muito e convidar seus amiguinhos, mas que vai precisar ter paciência para fazer algumas coisas como receber alguns convidados e fazer as foto. Ele vai chegar na festa preparado para colaborar.

 

 

A segunda dica é deixa-lo aproveitar a festa. Isso faz parte do combinado, lembra? Se você descumprir sua parte, seu filho não vai querer cumprir a parte dele também. Tenha uma comunicação clara e separe algumas fotos de cada vez. Assim evita-se de fazer uma longa sessão de fotos, que acabaria com a paciência do pequeno e também não ficamos interrompendo suas atividades a todo instante. Fotografias espontâneas são uma ótima alternativa para não incomodar muito a criança. É importante estar sempre preparado.

 

 

Se você comprou sua câmera fotográfica  algumas dicas são importantes.

 

Para conseguir as fotografias espontâneas que comentamos acima, é importante ter uma lente versátil. Algumas câmeras vem com a lente 18-55, que é bem limitada e a maioria das marcas já oferecem kits com a lente 18-135 ou similar.  São lentes que oferecem limitações de iluminação porque são "escuras", mas festas são ambientes em que muitas coisas acontecem. Principalmente uma festa de aniversário de crianças.

 

Se você ficar trocando de lentes a todo instante, pode ser que perca muitas fotos. Por isso, escolha uma lente versátil, como sua principal objetiva, ou seja, trabalhe com uma lente zoom. Com uma lente zoom, você pode captar imagens mais abertas e, no instante seguinte, mais fechadas, sem o menor problema. Sem contar que você ganha muito em mobilidade e rapidez.

 

 

Para compensar a perda de luminosidade da lente zoom, não tenha medo do ISO alto. As novas câmeras, com sensores modernos e processadores de última geração tem uma tolerância excelente para elevação de ISO. Antes de fotografar "pra valer" faça alguns testes e veja por você, até que ISO você pode chegar sem perder qualidade da fotografia.

 

Lembre-se que um ISO muito alto causa certa “granulação” na foto. A granulação é quando a foto fica como se estivesse com uma textura muito sobressalente. Isso acontece por causa da sensibilidade do ISO, que aumenta sua capacidade de captação de luz e começa a criar esses grãos. O ideal mesmo é achar o equilíbrio de luz em suas fotos. Por isso não esqueça de testar o seu equipamento antes das fotos oficiais.

 

RECAPITULANDO

 

Vimos neste artigo que:

 

1 - Precisamos reconhecer o humor da criança

2 - Devemos fazer um acordo prévio que permita a criança aproveitar a festa 

3 - Fazer fotos espontâneas utilizando os melhores recursos da câmera (zoom e ISO)

 

Espero ter ajudado você a conseguir o melhor para a recordação dos eventos de sua família, a buscar as melhores recordações e aproveitar cada momento. Se você tem dúvidas de como configurar a câmera também posso ajudar. Para aprender a utilizar a câmera com todos os seus recursos, você pode baixar meu pdf ou fazer meu curso de fotografia. Para outras dúvidas você pode entrar em contato aqui pelo site.

 

Se você quer concorrer a um lindo ensaio grátis com direito a um super pôster preencha e envie o formulário abaixo. Você não irá se arrepender.

 

 

 

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe. Aproveite os comentários para deixar sugestões e outras dicas.

 

Sobre o autor:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julio Appel é fotógrafo e professor de fotografia e história, formado pelo IPA. Atualmente é estudante de Educação Física na UFRGS. Tem em por especialidade a fotografia de pessoas, espontâneas, com fotojornalismo ou posadas.

Para saber mais visite www.julioappelfotografia.com

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Fotógrafo de casamento em Porto Alegre / RS