Por que contratar um fotógrafo?

April 15, 2019

 

Você concorda que quando promovemos um evento queremos que ele tenha importância? Que seja lembrado?

Para mim parece óbvio que sim. Me parece que ninguém pensa em realizar alguma coisa boa para que seja esquecida em breve. E normalmente fotógrafos tem como ocupação registrar momentos com imagens de tudo o que aconteceu, correto?

 

Também é certo que atualmente qualquer pessoa pode ser um fotógrafo, pois as ferramentas necessárias estão disponibilizadas no mercado e todos temos acesso a câmeras fotográficas capazes de produzir imagens com boa qualidade. Os smartphones de hoje em dia fazem fotografias bem aceitáveis e em condições ideais de luz, com bastante qualidade, inclusive. A pergunta título do texto parece ficar sem resposta. Por que, então, contratar um fotógrafo?

 

 

Podemos aqui fazer uma longo lista de motivos e todos fáceis de serem contornados. Vejamos alguns:

 

"Um fotógrafo profissional sempre vai ao evento para o qual ele foi contratado, seu amigo que tem uma câmera boa pode não ir, ou ir sem a câmera." - Sim, é verdade. Mas como comentado acima, sempre teremos opções de fazer fotos com telefones, e além do mais, outras pessoas podem ter boas câmeras e empresta-las. É um problema bem fácil de ser resolvido.

 

 

"Um fotógrafo profissional não é um convidado, o foco dele, literalmente, estará em registrar o evento, e não em comer, beber ou bater papo com amigos." - Mais uma verdade e mais um problema fácil de ser contornado, bastando que outras pessoas ajudem o amigo a fazer os registros fotográficos. Claro que não terá um responsável e esta estratégia costuma falhar, mas é uma solução para o problema.

 

"O fotógrafo profissional não tem preferências. Ele vai fazer foto de todos os convidados de forma igual." - Realmente, mas vamos admitir que alguns convidados são mais próximos e tem laços afetivos mais fortes. Não é realmente um problema dar preferência a pessoas mas próximas dos protagonistas quando se conta uma história.

 

"Um equipamento profissional tem diversos recursos e faz várias fotos em questão de segundos. Momentos importantes como o beijo dos noivos, o momento que a criança sopra a vela, a emoção de um funcionário recebendo um prêmio, a água do batismo caindo sobre a cabeça da criança, não voltam mais e duram pouco. Muita vezes um celular ou uma câmera fotográfica mais simples demoram muito até ajustar o foco, ajustar os níveis de cor e brilho e quando a foto acontece, o momento já passou." - Um problema difícil de ser resolvido, realmente. Sem interferência na cena é praticamente impossível. Mas até mesmo fotógrafos profissionais experientes passam por estes problemas e pedem para repetir a cena. Geralmente fotógrafos resolvem voltando a cena e qualquer pessoa pode fazer o mesmo.

 

 

"Um fotógrafo experiente sabe onde deve ficar, sabe o momento certo de fotografar e a sequência dos acontecimentos." - Outra verdade. Porém a maioria da pessoas possui uma cultura fotográfica e já sabe mais ou menos um posicionamento favorável. Claro que quando muitos convidados resolvem fotografar da posição mais favorável cada um atrapalha todos os outros e ninguém fica numa posição boa. Mas se organizado este problema pode ser resolvido.

 

"Um equipamento voltado para uso doméstico pode não ter bateria suficiente  ou cartões de memória necessários para uma grande quantidade de fotos." - -E outro problema fácil de ser resolvido, basta uma preparação anterior, compra de cartão de memória, organizar a carga da bateria, etc...

 

 

A pergunta segue. Por que contratar um fotógrafo?

 

Basicamente, para não ter que se preocupar com tudo isso, para não se preocupar se as fotos vão ficar boas nem se elas não serão perdidas. Você contrata um fotógrafo para ter tranquilidade, segurança e poder curtir seu evento e proporcionar uma boa experiência aos seus convidados.

 

Você prefere curtir a festa com seus convidados ou prefere ficar resolvendo problemas e envolvendo outras pessoas nestes problemas?

 

Se você prefere curtir a festa e proporcionar uma boa experiência aos seus convidados, clique aqui e conversa com a gente. Será um prazer contar a história de um momento especial para você.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Fotógrafo de casamento em Porto Alegre / RS