Como guardar minhas fotografia?

March 13, 2019

Você já reparou como fotografamos atualmente? Fazemos muitas fotos. Fotos dos locais que visitamos, selfies com pessoas que encontramos, fotos de comida, fotos de anotações, de situações e até de fatos corriqueiros que desejamos compartilhar.

 

O que você faz com tantas fotos? Ficam todas na pasta "câmera" do seu telefone? Este artigo foi escrito para lhe trazer sugestões de armazenamento de fotografias. Primeiro sugerindo uma organização lógica para tudo que ficar em arquivos, em seguida sugerindo o que deve ficar em álbum e depois indicando sites confiáveis para o armazenamento seguro de suas fotografias. 

 

1 - Como organizar cronologicamente as fotografias.

 

Normalmente nossos computadores exibem as pastas e arquivos com uma ordem: primeiro as pastas e depois os arquivos. As pastas e arquivos também seguem uma ordem de exibição que geralmente é por nome em ordem crescente. Assim a pasta 01 vem antes da 02 que vem antes da 1 (note que a 02 começa com zero, que é menor que um) e depois dos números começam as letras, do A até o Z. 

 

Como dar nome às pastas para que elas fiquem organizadas? A gente pode numerar começando por 001 (pra dar espaço para 999 pastas) e seguir a ordem. As vezes a gente pode se perder e trocar algum número, por isso este não é o método que eu escolhi.

 

Eu sempre coloco nas pastas o nome da data no formato ano/mes/dia - nome da pasta escrito. Assim, as pastas de janeiro de 2019 (2019.01) ficam na frente das pastas de fevereiro (2019.02) e atrás das de dezembro de 2018 (2018.12). Sem nenhum problemas elas ficam todas organizadas cronologicamente.

 

Você faz diferente? Deixe nos comentários o seu método. ;-)

 

2 - Ter álbuns dos momentos mais marcantes da minha história.

 

Momentos que são marcos na vida da gente, devem ser tratados de maneira diferente. O nascimento, o primeiro aniversário, os 15 anos, a formatura e o casamento, são praticamente marcos de uma nova vida. Estes momentos precisam ser registrados e separados fisicamente das demais recordações.

 

Os álbuns, simplesmente por existirem, chamam a atenção e despertam a curiosidade. Seu filho não vai invadir suas mídias eletrônicas para buscar lembranças da família. Então dê a seu filho a oportunidade de um dia acabar batendo os olhos nos álbuns, de ter a curiosidade de olhar, de se reconhecer quando era bebezinho, de ver a história da sua família, e principalmente, de tocar nas fotos, passar as páginas... sensação que nenhum computador consegue reproduzir!

 

 Ter imagens digitais é legal, para compartilhar, postar em redes sociais, e até mesmo deixar como arquivo de backup na nuvem caso alguma coisa aconteça com suas fotos físicas, mas nada nunca vai se comparar a sensação de um dia de álbuns!

 

Estranhou a expressão "dia de álbuns"? Bem, é aquele dia que passamos folhando diversos álbuns, com saudades e lembranças que nos fazem reviver os melhores momentos da nossa vida. Dia de álbuns é aquele dia que você simplesmente está andando pela casa e "encontra" álbuns da sua família que ficam guardados em um determinado local, ou no dia de contar a alguma visita nossas histórias. É um dia de reviver grandes momentos!

 

 

3 - Utilizar sites de armazenamento de fotos.

 

Manter os arquivos armazenados em nossas mídias pode ser um pouco arriscado. Eu não confio minhas fotos a ficarem "para sempre" na memória do telefone, no cartão de memória ou no HD do meu computador.

 

Telefones estragam, são roubados... cartões de memória corrompem, são extraviados ou estragados e as mesmas coisas acontecem com os computadores. Quem nunca precisou formatar o seu computador que insistia em não funcionar?

 

Que bom que hoje contamos com o armazenamento na nuvem.

 

Atualmente temos grandes empresas que oferecem serviço de armazenamento de fotografias. Os principais são o Flickr, os álbuns do Facebook e o Google photos. Outros serviços também estão disponíveis, com algumas diferenças de organização. Todos os citados dispõem de opções de privacidade e compartilhamento.

 

Por ter armazenamento ilimitado de fotos de até 16Mb, organização de álbuns, opções de compartilhamento em diversas redes e app instalado em quase todos smartphones do sistema Android, o que eu mais recomendo é o Google photos.

 

O Facebook também é uma boa plataforma, mas altera a qualidade da foto armazenada e não oferece a opção de compartilhar com outras redes.

 

Vou deixar aqui um link de um comparativo feito por um site especializado, que não considerou o Facebook como opção de armazenamento, mas traz boas informações a respeito de outras plataformas. https://canaltech.com.br/internet/comparativo-qual-e-o-melhor-lugar-para-guardar-suas-fotos-na-web-44809/

 

Obviamente, se você é fotógrafo profissional, você deve ter um sistema de backup que integre armazenamento em mídias físicas (repare o plural: é mais de uma, ok?) e nuvem. No meu caso, eu armazeno em DVDs catalogados, em HDs externos e na nuvem. São três cópias de cada fotografia para dar segurança a meus clientes. Alguns colegas fazem quarto... 

 

 

 

Gostou das dicas?  Curta e compartilha o artigo.

 

Quer novos artigos com mais conteúdo? Comenta e de sugestões. Sua opinião é importante.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Fotógrafo de casamento em Porto Alegre / RS