Qual o VALOR das suas fotografias?

Ola, caro(a) leitor(a)!!!

Você já parou para pensar sobre o valor de um serviço fotográfico?

Assim, de primeira, parece que estamos a falar de preço, mas o preço é só a representação de um valor.

Você pode estar se perguntando: O que é o valor, então? O que envolve isso?

Calma, eu já explico.

Quando a gente vê o preço (que representa o valor), a gente está vendo a soma de diversos fatores. Posso citar alguns: Estilo (investimento em conhecimento e equipamento); Exclusividade; Forma de entrega; Experiência proporcionada; Qualidade do serviço (outra vez resultado do investimento); Segurança e a qualidade do atendimento.

Parece óbvio que para fotografar com uma linguagem mais artística, com estilo mais arrojado, o fotógrafo deve ter investido mais em conhecimentos (livros, cursos, palestras, workshops, etc...) e também em equipamentos (lentes claras e rápidas, boas câmeras, iluminação, computadores, etc...). Logicamente, o investimento deve ter um retorno, logo um ESTILO mais arrojado agrega VALOR ao trabalho fotográfico.


Um atendimento exclusivo, no qual o profissional dá toda a sua atenção sem se preocupar em resolver outros problemas ou atender outros clientes limita o tempo de trabalho deste profissional mas oferece ao cliente o conforto de ter toda a atenção voltada para si.

Algumas vezes curiosos me questionam: "Por que o fulaninho cobra mais barato?" (dos mais caros ninguém fala, né? hehehe), então tenho que explicar tudo o que foi citado acima.

"Olha, eu faço um atendimento exclusivo. Não vou chegar correndo e sair apresado para outro evento. Eu tenho um investimento grande em equipamentos, não vou ir fotografar com um kit de entrada. Eu estudo fotografia e invisto nisso a bastante tempo..."



Mas o valor ainda não é o custo financeiro para produzir o material. O valor é o quanto a pessoa acha importante ter aquele determinado produto.

Como assim?

Assim, ó: se você não acha importante ter fotos exclusivas, com trabalho diferenciado de iluminação e edição, com atendimento personalizado e tudo isso que foi comentado as fotografias não vão ter um grande valor para você.

Ao contrário, se você acha importante ter lindas imagens, bem elaboradas e executadas, com iluminação planejada e ter um atendimento de excelência você não vai se importar de pagar mais caro pelas fotografias.

Então, no fim das contas, quem define o valor das fotografias é quem contrata o fotógrafo. Cabe ao fotógrafo se enquadrar ou não na expectativa do consumidor.

O quanto você valoriza as suas fotografias?

1 visualização

Fotógrafo de casamento em Porto Alegre / RS